ESTADO
DE SANTA CATARINA
ESCOLA
DE EDUCAÇÃO BÁSICA SARA CASTELHANO KLEINKAUF
GUARACIABA
– SC
PLANO
ANUAL DE ENSINO
PROFESSORA:
ELISABETE NORO BERNARDI
ENSINO
FUNDAMENTAL
ANO:
2013
PLANO
DE ENSINO RELIGIOSO
6°
ANO
Conteúdos:
- Práticas religiosas e a busca do transcendente/divindades;
- Diferentes maneiras de comunicação/relação do transcendente;
- Significado do transcendente nos textos sagrados orais e escritos;
- Ideias de transcendente/divindades pelas tradições religiosas;
- A sistematização das ideias do transcendente/divindades pelas tradições religiosas;
- Construção das ideias de transcendente/divindades no tempo e no espaço;
- Os espações/territórios sagrados das diferentes tradições e práticas religiosas e seus significados;
- A arte como expressão de práticas e vivencias religiosas;
Metodologias:
- Sondagem das religiões existentes na turma, partindo do eu, família e transcendente;
- Cuidados com a vida (eu, família, sociedade, planeta);
- Estudos dos livros sagrados (Bíblia, Torá, Alcorão);
- Divindades de diferentes religiões;
- Maiêutica, paralelo histórico entre as divindades, valores e religiosidades;
- Geografia, ocupação e formação das religiões;
- Imagens dos deuses, músicas sagradas, dança, pintura sagrada, arquitetura sacra.
Recursos:
- Filmes;
- Pesquisas com livros, internet e família;
- Painéis para apresentação;
- Mapas e revistas;
7° ANO
Conteúdos
programáticos:
- Contexto e evolução das tradições religiosas no decorrer dos tempos;
- Crenças e ideologias que orientam e determinam valores e atitudes das tradições religiosas;
- O corpo e seus significados nas tradições religiosas;
- Valores humanos e religiosidades;
- Os valores humanos nas tradições religiosas;
- Experiência religiosa e mudança de atitude;
- A relação entre as crenças e ideologias religiosas com os mitos, ritos e símbolos sagrados;
- Os ritos e seus significados nas tradições religiosas;
- Os ritos e a relação dos transcendentes;
- Tipos de ritos sagrados;
- Os símbolos nas tradições religiosas;
- A identificação dos símbolos sagrados das tradições religiosas;
- O papel dos mitos e símbolos, ritos e símbolos para as tradições religiosas;
Metodologia:
- História das religiões no município (comparações e convenções religiosas);
- Ritos religiosos (casamentos, batismos, funeral, catequese, aniversários, datas comemorativas e ritos de passagem);
- Adolescência e sexualidade.
Recursos:
- Pesquisas de campo;
- Entrevistas e apresentação de seminários;
- Profissionais da área da saúde;
- Enquetes.
8ª
SÉRIE
Conteúdos
programáticos:
- Finitude humana e transcendente;
- Concepções do corpo, gênero e sexualidade nas tradições religiosas;
- O valor da vida e do corpo;
- Situações limites e busca do translimite;
- As práticas e vivências religiosas na busca da superação da finitude humana;
- A morte como geradora de sentido e promotora da cultura;
- A morte através dos tempos e seus ritos mortuários;
- As ideias de mortalidade (ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição);
- Os significados da vida e da morte para o Ateísmo, Niilismo e Ceticismo;
- O sentido da vida e da morte;
- Projeto de vida;
- As doutrinas religiosas embsam o sentido da vida;
- Mitos sagrados e imortalidade;
- A evolução das doutrinas e das tradições religiosas no tempo e espaço.
Metodologias:
- Pesquisa de campo (como cada religião vê a morte e o que acontece após a morte);
- Diferenças de gêneros e direitos humanos;
- Conscientização da valorização da vida e do corpo.
Recursos:
- Filmes;
- Pesquisas bibliográficas;
- Poesias;
- Músicas e painéis;
- Palestras e debates.
Olá meu nome é Sandra, adorei seu blog, eu estou trabalhando este ano com ensino religioso e confesso a você está sendo muito difícil para mim por que o plano de ensino que tenho em mãos não estou conseguindo trabalhar. Gostaria muito de sua ajuda se for possível.
ResponderEliminarSabe me dizer que é a busca do translimite
ResponderEliminar