segunda-feira, 1 de abril de 2013

PLANO DE ENSINO RELIGIOSO 2013


ESTADO DE SANTA CATARINA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SARA CASTELHANO KLEINKAUF
GUARACIABA – SC


PLANO ANUAL DE ENSINO

PROFESSORA: ELISABETE NORO BERNARDI
6° e 7º ANOS e 8ª SÉRIE
ENSINO FUNDAMENTAL
ANO: 2013
PLANO DE ENSINO RELIGIOSO
6° ANO

Conteúdos:
  • Práticas religiosas e a busca do transcendente/divindades;
  • Diferentes maneiras de comunicação/relação do transcendente;
  • Significado do transcendente nos textos sagrados orais e escritos;
  • Ideias de transcendente/divindades pelas tradições religiosas;
  • A sistematização das ideias do transcendente/divindades pelas tradições religiosas;
  • Construção das ideias de transcendente/divindades no tempo e no espaço;
  • Os espações/territórios sagrados das diferentes tradições e práticas religiosas e seus significados;
  • A arte como expressão de práticas e vivencias religiosas;

Metodologias:
  • Sondagem das religiões existentes na turma, partindo do eu, família e transcendente;
  • Cuidados com a vida (eu, família, sociedade, planeta);
  • Estudos dos livros sagrados (Bíblia, Torá, Alcorão);
  • Divindades de diferentes religiões;
  • Maiêutica, paralelo histórico entre as divindades, valores e religiosidades;
  • Geografia, ocupação e formação das religiões;
  • Imagens dos deuses, músicas sagradas, dança, pintura sagrada, arquitetura sacra.

Recursos:
  • Filmes;
  • Pesquisas com livros, internet e família;
  • Painéis para apresentação;
  • Mapas e revistas;




7° ANO
Conteúdos programáticos:
  • Contexto e evolução das tradições religiosas no decorrer dos tempos;
  • Crenças e ideologias que orientam e determinam valores e atitudes das tradições religiosas;
  • O corpo e seus significados nas tradições religiosas;
  • Valores humanos e religiosidades;
  • Os valores humanos nas tradições religiosas;
  • Experiência religiosa e mudança de atitude;
  • A relação entre as crenças e ideologias religiosas com os mitos, ritos e símbolos sagrados;
  • Os ritos e seus significados nas tradições religiosas;
  • Os ritos e a relação dos transcendentes;
  • Tipos de ritos sagrados;
  • Os símbolos nas tradições religiosas;
  • A identificação dos símbolos sagrados das tradições religiosas;
  • O papel dos mitos e símbolos, ritos e símbolos para as tradições religiosas;

Metodologia:
  • História das religiões no município (comparações e convenções religiosas);
  • Ritos religiosos (casamentos, batismos, funeral, catequese, aniversários, datas comemorativas e ritos de passagem);
  • Adolescência e sexualidade.

Recursos:
  • Pesquisas de campo;
  • Entrevistas e apresentação de seminários;
  • Profissionais da área da saúde;
  • Enquetes.





8ª SÉRIE
Conteúdos programáticos:
  • Finitude humana e transcendente;
  • Concepções do corpo, gênero e sexualidade nas tradições religiosas;
  • O valor da vida e do corpo;
  • Situações limites e busca do translimite;
  • As práticas e vivências religiosas na busca da superação da finitude humana;
  • A morte como geradora de sentido e promotora da cultura;
  • A morte através dos tempos e seus ritos mortuários;
  • As ideias de mortalidade (ancestralidade, reencarnação, transmigração e ressurreição);
  • Os significados da vida e da morte para o Ateísmo, Niilismo e Ceticismo;
  • O sentido da vida e da morte;
  • Projeto de vida;
  • As doutrinas religiosas embsam o sentido da vida;
  • Mitos sagrados e imortalidade;
  • A evolução das doutrinas e das tradições religiosas no tempo e espaço.

Metodologias:
  • Pesquisa de campo (como cada religião vê a morte e o que acontece após a morte);
  • Diferenças de gêneros e direitos humanos;
  • Conscientização da valorização da vida e do corpo.

Recursos:
  • Filmes;
  • Pesquisas bibliográficas;
  • Poesias;
  • Músicas e painéis;
  • Palestras e debates.

2 comentários:

  1. Olá meu nome é Sandra, adorei seu blog, eu estou trabalhando este ano com ensino religioso e confesso a você está sendo muito difícil para mim por que o plano de ensino que tenho em mãos não estou conseguindo trabalhar. Gostaria muito de sua ajuda se for possível.

    ResponderEliminar
  2. Sabe me dizer que é a busca do translimite

    ResponderEliminar